sábado, 27 de março de 2010

Próximo Destino: Montréal

Olá a todos! Eu sei que deveria começar meus posts com uma apresentação, mas me deu tanta vontade de postar right away que aqui estou eu! Deixe-me apresentar essa coluna ao menos: Próximo Destino é onde falarei um pouco de lugares legais que todos temos vontade de conhecer um dia. O importante aqui é atiçar a curiosidade de vocês por viagens e tudo mais, então sugestões de destinos serão super bem vindas (:


E agora vamos embarcar no nosso primeiro destino: Montréal!

Paisagem linda, linda

Montréal é a maior cidade da província francófona do Canadá, o Quebéc, e conserva todo o charme francês que herdou de seus colonizadores. Mas, se você não é exatamente fluente na língua de Coco Chanel, não se preocupe: a cidade é totalmente bilíngue, ou seja, dá pra se virar fácil com um inglês legal!

O clima na cidade varia bastaante de acordo com as estações, que, ao contrário do que vemos aqui em São Paulo, são super bem definidas. Verão é verão, inverno é inverno. E que inverno heim! As mínimas chegam a -10 C facilmente então, be prepared!

Cadê meu carro?

Pra quem estiver interessado, um pacote de 7 noites para Montréal em hotel turístico sai por volta de US$2250 mas como eu sei que você não vai cair nessa de pacote e vai querer montar sua viagem dos sonhos por conta própria, aqui vão umas dicas!

  • Passagens: a única companhia aérea que faz vôos diretos Brasil-Canadá, sem escalas nos EUA (o que pode ser um problema pra quem não tem o visto norte americano) é a Air Canada, mas mesmo assim é necessário fazer uma paradinha em Toronto antes de aterrisar em Montréal. Se passar pelos EUA não for problema, fique sabendo que passagens com escalas em NYC ou Atlanta são um tanto mais baratas.

Up in the air (:
  • Hotéis: são tantos hotéis de charme em Montréal que só esse assunto já renderia um post por si só! Outra coisa boa é que os preços são em dólares canadenses, que são um pouco mais baratos que o dólares americanos, o que já gera uma economia! Vou resumir o impossível e citar apenas quatro hotéis legais aqui, mas se derem uma pesquisada no Tripadvisor, por exemplo, dá pra achar vários outras opções legais!
  1. Le Petit Hôtel: Pequeno e charmoso, fica localizado no Distrito Histórico da cidade e é super elogiado em todas as críticas que eu vejo por aí! Decoração caprichada, elegante sem ser sóbrio demais e, o mais legal, com diárias começando em CAD$138.
  2. Le Relais Lyonnais: Queridinho dos leitores do Tripadvisor, esse quatro estrelas todo charmoso fica no Quartier Latin, um bairro todo fofinho da cidade, e as diárias amygas começam em CAD$125 em algums períodos do ano.
  3. Le St. James: Esse aqui é luxo, heim galera! Considerado por muita gente influente o mais chique de Montréal, ele foge do clichê dos hotéis caros de rede: é pequeno, discreto e phyno em cada mínimo detalhe! Mas pra se hospedar aqui tem que liberar o cartão de crédito: a média por aqui é de CAD$442 por noite!
  4. Hotel Gault: Se você curte hotéis com estilo mais moderninho, diferente dos outros que mostrei aí em cima, esse aqui é o seu lugar! Esse hotel boutique além de cool é razoavelmente acessível: diárias giram em torno de CAD$218!

Le Relais Lyonnais, Le Petit Hôtel e Le St James, respectivamente (clica na foto que aumenta!)

  • De um lugar pro outro: Montréal é daquelas cidades gostosas de bater perna e descobrir por si só, e durante o verão fica mais fácil ainda fazer isso alugando as bikes do BIXI. Além disso, o metrô é super abrangente e algumas estações mais parecem shoppings, que se conectam e formam labirintos de lojas e restaurantes de mais de 32km de extensão.

Desde parques lindos como o enorme Mont Royal, que dá nome a cidade, até museus ótimos como o Museu de Arte Contemporânea, Montréal tem de tudo. Pra quem quer esquiar, dá pra fazer um bate volta até Mont Sutton, Mont Tremblant ou Mont Orford. Pros que preferem compras, um pulinho na Crescent Street, que além das lojas de grife tem várias galerias de arte e barzinhos que fervem à noite. Pra bater perna, tem as regiões de Vieux Montréal ou Downtown, deliciosas de percorrer a pé. Acho que o que você vai fazer durante a sua viagem depende muito mais do clima do lugar na época em que você está lá, das suas expectativas, do seu jeito de viajar. O legal é sempre pesquisar bastante o destino em questão, então decidir o que fazer de acordo com o seu gosto. Além disso, tem também os restaurantes, que são pra muita gente umas das atrações mais legais durante a viagem. Dá pra pesquisar vários restaurantes de Montréal aqui.

  • Mais dicas: Pra quem curtiu a idéia de viajar pra Montréal, dêem uma olhadinha no ótimo blog de viagem da Alexandra Forbes, o Boa Vida, e também no site oficial de Turismo de Montréal. Depois, é só colocar seus casacos mais quentes na mala e boa viagem (:

5 comentários:

  1. own, eu gostei muito mesmo :) voce escreve bem. e seu post me fez ter [mais] vontade de viajar pro canadá, fuck *-*

    ResponderExcluir
  2. Paaay, está muito muito fofo *-* Sério, eu não dava a mínima para Montreal antes =B Agora deu até uma vontadinha de ir. Continua assim, e posta sobre a Itália, peloamor <3

    ResponderExcluir
  3. ficou muito bom pati,montreal S2...e pati é lá que tem a maior rua do mundo,ou é em outra cidade?

    E na próxima que tal,Londres?

    ResponderExcluir
  4. AHHHH, Montreal!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Você tem uma boa escolha para ir em Montreal. Espero que você tenha desfrutado sua estadia lá. Arrefecer o lugar certo ? boa sorte

    ResponderExcluir